Gestão e lideranças de pessoas no financeiro

De Financeiro para Financeiro é um projeto do Espresso, um espaço e comunidade dedicados aos profissionais da área financeira, onde eles compartilham suas experiências e oferecem dicas valiosas para o desenvolvimento de suas carreiras.
Índice

A diferença entre chefe e líder é um tema recorrente no mundo corporativo. A verdade é que, por trás de um cargo de liderança, há múltiplos papéis que precisam ser desempenhados. Pode parecer simples, mas uma gestão inadequada pode causar problemas que vão muito além da insatisfação dos colaboradores.

No "De Financeiro para Financeiro" desta semana, nossa convidada é Simone Reis, que possui mais de 20 anos de experiência nas áreas financeira e contábil. Graduada em Ciências Contábeis, com especializações em Controladoria, Gestão de Projetos e Processos, Simone atuou como líder em diversas empresas e vem compartilhar sua visão sobre gestão de pessoas.

Como fazer gestão e lideranças de pessoas no financeiro?

Olá, querida comunidade da Espresso! Estou muito honrada e feliz com o convite de poder compartilhar um pouco de minha vivência e conhecimento com vocês, falando sobre temas que acredito e sigo.

Sendo assim, gostaria de estrear minha participação trazendo alguns insights sobre um assunto que considero extremamente importante: a gestão e liderança de pessoas! 

Use e abuse dos 3 P’s

✔ Propósito – seu time precisa saber por que eles fazem o que fazem, precisam entender o propósito da empresa e este deve ser vivenciado, falado e comunicado;

✔ Por que dos pedidos – ao pedir algo não seja como um chefe que manda, seja um líder que pede e explica o motivo daquele pedido, assim seu liderado compartilhará de sua visão e conseguirá realizar uma entrega mais assertiva e alinhada com suas necessidades;

✔ Por que e o porquê do seu liderado – preocupe-se com o seu liderado, quais os motivos que o fazem estar ali, porque e por quem ele trabalha, se importe genuinamente com seus liderados, sobre sua vida, sua família, para ser líder antes de tudo é preciso gostar e se preocupar verdadeiramente com as pessoas.

Escute sua equipe

Dê feedbacks, faça reuniões, realize combinados, esteja atento e questione a sua equipe quais dificuldades e problemas estão enfrentando e o que você, como líder, pode fazer para ajudá-los. Criem projetos e tracem um roteiro de melhoria de processos.

Não faça microgestão – não seja centralizador, dê autonomia ao time. Delegue, mas não “delargue”, ou seja, acompanhe ao longo da execução, dê feedbacks construtivos e reforce os pontos positivos.

Capacite e treine, lidere e inspire pessoas – ao investir em relações de confiança o time se mantém mais engajado, feliz e satisfeito.

Invista em programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D), como diz Oscar Schimidt “não existe desenvolvimento sem treinamento”! Com o T&D aumenta-se a produtividade, reduz o retrabalho, evita falhas de comunicação, capacita a equipe para o uso de novas ferramentas e ajuda na retenção de talentos. Assim conseguimos preparar melhor as pessoas para que atinjam as metas, entreguem resultados e se desenvolvam.

Por fim, também utilize técnicas para lhe ajudar, como: faça avaliação de desempenho, utilize o PDCA e estabeleça metas SMART.

A equipe é o reflexo do líder

Se possui uma equipe travada, que não questiona e não se comunica, pode ser que sua forma de liderança crie medo. Se possui um time muito competitivo em que um passe por cima do outro, se existem fofocas, pode ser que você como líder estimule essas atitudes ou não se esforce para combatê-las. Caso tenha uma equipe unida, que interaja, aberta ao novo, que vista a camisa e se apoie significa que sua liderança estimula este tipo de atitude e que seus exemplos transmitem segurança, confiança e as pessoas se inspiram em você.

Por último, um conselho mega importante: Todos somos pessoas, se você realiza a gestão e lidera pessoas deve se preocupar verdadeiramente com elas. Seja humano, seja ético, pergunte como foi o seu dia, se possuem algum problema, se podem auxiliar. Esteja aberto a conversas e esteja atento para identificar os detalhes. Algumas pessoas não vão lhe dizer se algo as incomoda, então esteja atento aos detalhes e trabalhe sua sensibilidade para que possa perceber os sinais.

Desejo a todos uma excelente semana e os convido a compartilharem e comentarem compartilhando sua vivência!

Autor
Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão a melhor curadoria de conteúdo para o financeiro.

Posts recentes

Diga adeus às
planilhas e notinhas

Experimente a plataforma do Espresso sem custos e pelo tempo que precisar. Simplifique seus processos de adiantamento e reembolso.
Gestão de Despesas GRÁTIS